Imaterialização do Design

Nossa práxis como designer está toda focada historicamente em “trans-formar” ou “con-formar” as coisas, seja essa coisa algo tridimensional – como uma cadeira, um carro ou um vestido, ou algo bidimensional – como uma capa de um livro ou uma interface digital.

Nós transformamos e conformamos as coisas, ou seja, nós reciclamos e construímos formas respectivamente, e ainda atribuímos valores aos objetos. Todo o processo de leitura desse mundo material foi suficiente para tornar nossa práxis um pouco mais compreendida (e aceita) pela sociedade, no decorrer da história. Criamos escolas de design, escritórios, carreiras profissionais e agora estamos criando uma profissão regulamentada. Mas o que vem pela frente?

Ao mesmo tempo que estamos nos sentindo seguros dentro dessa zona de conforto, uma nova configuração está surgindo à nossa frente. Que bom, pois assim não iremos ficar parados e acomodados! Quem se prende a antigas regras ainda irá brincar com o jogo de anos atrás. Mas se você se deu conta de que a nossa nova função está totalmente conectada com um mundo sem fronteiras, pós-industrial e totalmente focado nas pessoas, está apto a ajudar a construir as novas regras do jogo.

Hoje, a própria atividade do designer é uma crítica ao materialismo. Nosso fazer não fica restrito à matéria. Nossas interações fogem do mundo físico e dos objetos. Estamos lidando com o campo do imaterial, e os objetos são apenas transportadores da informação e personificações de serviços. Como eu já havia escrito: “O nosso papel como designer é pensar primeiro sobre experiências humanas, em vez de pensar na coisa em si”. Somos mediadores e estamos sempre realizando conexões entre um desejo ou necessidade e suas possíveis soluções, dentro dessa complexidade que é o mundo atual.

Viva essa nova forma de pensar o design, que nada mais é do que buscar a sua essência!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s