Palestra no UX Lx 2010 em Lisboa

Fui convidado a palestrar no evento UX Lx – User Experience Lisbon 2010, conferência mundial sobre Experiência do Usuário, realizada em Lisboa de 12 a 14 de maio. Apresentei a palestra UX at Emerging Markets in Brazil. A lista de palestrantes do evento, formada pelos principais nomes da cultura inovativa na indústria mundial, contou com especialistas em usabilidade, arquitetura da informação, experiência do usuário e design de interação; todos referências e autores de best-sellers.

Eu falei sobre detalhes da aplicação do PIC (Processo de Inovação CESAR) em um projeto desenvolvido pelo Grupo de Inovação de Curitiba. O CESAR foi o único instituto de inovação da América Latina apresentando trabalho e todos ficaram impressionados com os nossos números e resultados. Foi uma oportunidade ímpar, onde a nata da UX mundial pode conhecer nosso trabalho. Além disso, acho bacana o CESAR ter esse reconhecimento mundial, que somos excelência em Design Centrado no Usuário e Experiência do Usuário.

Minha página no evento: http://2010.ux-lx.com/ericof.html

Números do evento: 400 participantes de 25 países diferentes, 14 palestras principais, 16 oficinas práticas e 16 apresentações técnicas de pesquisas de empresas mundiais. Fui o único da América Latina palestrando e o primeiro brasileiro!

Platéia do auditório - UX Lx 2010

Resumo do evento: O Dave Malouf (big friend!) fez um excelente resumo sobre o evento na @johnnyholland:
Day 1: http://is.gd/cgakx
Day 2: http://is.gd/cgakD
Day 3: http://is.gd/cgakG

Resumo do trabalho apresentado: Inovação é a mudança de comportamento de agentes, no mercado, como produtores e consumidores. De qualquer coisa: podem ser processos, métodos, dispositivos, produtos ou serviços. Em uma economia interligada, de informação e conhecimento, intensiva em serviços e processos, boa parte do que podemos definir como inovação envolve tecnologias de informação e comunicação (TICs) e sua transformação em artefatos ou experiências que respondem a demandas de mercado ou que criam tais demandas no público.

O Processo de Inovação CESAR (PIC) é inspirado nos princípios de design centrado no usuário; nossa visão é que TICs servem pessoas, dentro de determinados contextos, propósitos e estratégias, e que o sucesso da experiência de uso é absolutamente fundamental para os processos de inovação suportados por TICs. Desse modo, o PIC enfatiza o entendimento das pessoas que poderão vir a ser, ou são, a audiência para nossos produtos e serviços, o que elas valorizam e como vivem, para que seja possível desenvolver experiências de uso que melhorem sua qualidade de vida.

Fotos do evento e da viagem. Minha apresentação: UX at Emerging Markets in Brazil – UX Lx 2010 by Erico Fileno

2 Respostas para “Palestra no UX Lx 2010 em Lisboa

  1. MURILO CESAR DE ALVARENGA

    Sou graduado em Tecnologia de Processamento de Dados com especialização em Design de Interação. Gostaria de estar recebendo material sobre o assunto e estreitar amizade com profissionais do segmento. Meu trabalho é direcionado ao Projeto Sou Capaz, responsável pela minimização do Analfabetismo Funcional. Grato pela aenção.

  2. Olá Érico,
    O meu nome é Pedro Oliveira, sou psicólogo Português doutorado em antropologia (Brunel University, UK), membro da comissão editorial do International Journal of Business Anthropology e estou actualmente em Portugal a tentar começar a àrea de Business and Corporate anthropology. Como sabes, esta àrea tem muitas ligações à design anthropology e design the interactividade. Gostaria muito de entrar em contacto consigo. Também tenho um blog sobre o assunto, que terminei há pouco tempo: http://appliedbusinessanthropology.blogspot.com/. Obrigado, Pedro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s